quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O que é Acupuntura?


É uma técnica milenar que existe no planeta há aproximadamente 5000 anos com o início de sua prática entre os chineses. Ela consiste no uso de agulhas ou calor (moxa), em determinados pontos do organismo, denominados pontos de acupuntura, que se localizam em canais de energia sob a pela.

O que é saúde e doença para a Medicina Chinesa?

Estamos saudáveis quando as energias (Yin e Yang) circulam corretamente em nosso corpo através dos órgãos, víceras, canais e pontos, de modo que todo nosso organismo está energeticamente equilibrado. A doença surge, de um modo geral, por desequilíbrios neste fluxo energético, os conhecidos bloqueios, ocasionados por excesso de trabalho, preocupações, exercícios, etc… E ainda por hábitos de alimentação e respiração inadequados ou por acometimento das energias do frio, calor secura ou umidade que pode, quando em excesso, penetrar em nosso corpo, determinando alterações.

Como funciona a Acupuntura?

A acupuntura funciona por estímulos em pontos específicos, promove o desbloqueio e equilíbrio dos canais de energia, permitindo que se restabeleça o fluxo energético adequado.
E, com este fluxo regularizado, as células, sistemas e orgãos do corpo vão restabelecendo-se e também todo o padrão emocional vai retornando à normalidade.

Acupuntura atua somente no corpo físico?

Não, é uma técnica que tem possibilidade de através do equilíbrio do campo energético, regular também o plano mental.

A Acupuntura tem efeitos colaterais?

Não, é uma técnica que tem possibilidade de através do equilíbrio do campo energético, regula também o plano mental.

Para que serve a Acupuntura?

Podemos tratar todo tipo de doente e doença com a acupuntura, em caso de doente no qual a cura é impossível, devido a doença muito avançada, nós teríamos uma melhora no quadro. Usamos esta técnica também para preparo da pessoa para futura cirurgia, equilibrando energia a fim de propiciar um melhor ato cirúrgico. Recuperação mais rápida e com menos complicações. Mas em grande indicação da acupuntura está na prevenção das doenças, que pode ocorrer a partir de um acompanhamento pelo médico acupuntor, através da avaliação dos sintomas, aspecto da língua e do pulso do cliente.
Como por exemplo, podemos tratar: asma, bronquite, sinusite, conjuntivites, dores nas articulações, dores nas costas, problemas de estômago e intestino, doenças de pele, insônia, depressão, etc…

Pode ser usada conjuntamente com medicamento?

Sim, não existe restrição, os efeitos se somam. E muitas vezes diminui a necessidade do remédio.

É uma técnica que provoca muita dor?

A acupuntura utiliza agulhas, na maioria das vezes, e isto, frequentemente, causa medo às pessoas, devido a uma possível dor; quanto a isso, esclareço que a dor é presente, porém sem grande intensidade,  perfeitamente suportável até para as pessoas mais sensíveis. Quando o medo for insuperável usamos outras técnicas, principalmente nas crianças, por exemplo, raio laser.

Ocorre risco de contaminação?

Não, devido o uso de jogos de agulhas individuais para cada paciente, sendo descartado após a utilização.

Qualquer pessoa pode ser submetida a este tratamento?

Sim, em qualquer idade e sexo.

É um tratamento muito longo?

Depende, cada caso é um caso. Mas, na maioria das vezes, o alívio do sintoma é rápido.

Postado por Carlos PAIM

Nenhum comentário: